quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Desencaixes Modernos!

Há quem diga que estamos no meio do caminho de uma transformação da nossa sociedade.

Praonde agente vai, ninguém arrisca dizer. Mas entre muita gente parece haver o consenso de que o jeito como se vivia há anos atrás, muito dificilmente vai continuar daqui alguns anos na frente.

A internet é um dos estopins dessa grande mudança. Com certeza a velocidade como a informação viaja, de um canto para o outro do mundo, é hoje impressionante. Inimaginável, até, há algumas décadas atrás. Quantos de nós já não explicamos - diante de expressões incrédulas - o funcionamento da rede de computadores para nossos pais, nosso avós?

E quanto mais gente se comunica, mais as coisas acontecem. Quanto mais as pessoas se relacionam entre si - ou entre suas idéias - mais o mundo muda. Até porque se relacionar, se comunicar com outra pessoa, pressupõe uma mudança em você mesmo. Nenhuma relação escapa dessa transformação mútua, construída a partir do momento em que você projeta no outro uma expectativa e - principalmente - quando você imagina a expectativa dessa pessoa quanto a você mesmo.

Agora pensa no seguinte mano: Esse Julian Assange, criador do wikileaks, levou essa idéia ao limite. Mais do que estabelecer uma ligação das suas idéias com as dos outros, ele deu um passo (gigantesco) à frente. Simplesmente liberou pra geral uma pá de documentos secretos, incluindo uma série de correspondências diplomáticas americanas, gerando uma corrente mundial de mal estar. Todo mundo bolado!

Agora, acessando o wikileaks.org, gente do mundo inteiro conhece documentos secretos sobre seus países e instituições - sob a ótica americana. Muito bom! A internet servindo de ferramenta pra desestabilização - com certeza é forte a imagem da Hillary Clinton pedindo que se espione o presidente da ONU - do serviço diplomático e de instituições estatais ao redor do globo!

E não sei se todo mundo tem o costume de acompanhar os jornais, mas boa parte do mundo está numa situação por assim dizer, meio caótica: recessão econômica, corte de serviços públicos, grandes greves e manifestações contra governos que adotaram esse caminho para escapar da crise mundial. Crise essa baseada justamente na expansão do crédito - portanto diretamente relacionada à confiança no futuro - que deve sofrer uma retração. Não há mais tanta confiança no amanhã.

Por isso que essa questão tá sendo tratada tão a sério por todo mundo. Se não há mais tanta confiança no amanhã, se as pessoas no governo não são tão mais profundas que qualquer participante de reality show - com direito a fofocas e maracutaias mil, como expostas no site - meu irmão, tamo sustentando esse sistema a troco de quê? De uma vida de trabalho em troco de um tapinha nas costas de quem enriquece às suas custas? Tô fuera!

Imagina se todo mundo junta essas peças?

E no meio disso tudo, vão lá e me prendem o cara meu. Com uma acusação de abuso sexual, na suécia. Ele não tem cara de tentar estuprar uma sueca... Já viram a foto do cara? Sei que tá feio, pro mundo inteiro, o cara continuar preso. Todo mundo sabe que ele tá preso por contrariar os interesses de uma meia dúzia (tá, algumas boas dúzias) de poderosos. Presidentes, ministros, empresários, banqueiros... Agora, preso por que?? Não conseguem imaginar uma lei que o proíba de contar a verdade pro mundo, aí inventam uma acusação de abuso sexual.

Na moral mesmo, até agora, ele só fudeu uma meia dúzia de poderosos, contando a verdade pra um monte de gente que ia morrer (e o pior, viver!) sem saber disso!

Valeu Julian Assange!

ps: parece que tá rolando uma guerrinha na internet, derrubaram o mastercard e o visa, que bloquearam doações pro wikileaks.org, disponibilizaram uma bateria de 10.000 cartões clonados na rede... enfim, parece que tem uma bateria de hackers bolada com o que tá rolando - e resolveu dar o troco virtual. até pq o site hoje em dia passa mais tempo fora do ar que online, obra, sabe-se lá de quem né??
aham...

a carta capital tá com um blog vinculado à wikileaks

Nenhum comentário: