segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fui preso galera!

Vê só que doidera:

Era uma quinta feira, e eu tinha acabado de assistir no Balanço Geral o Amaro Neto transmitindo ao vivo aquele furdúncio lá no centro de Vitória, no Palácio Anchieta. O BME passando por cima do tiozinho, disparando bala de borracha, esfumaçando todo aquele cenário que os capixabas tem por muito familiar: o Canal de Vitória e o porto por trás das grades, separado pela avenida onde tudo começou do palácio anchieta, todo garboso no topo das escadarias.

Que viraram barricadas, com um monte de estudante jogando pedras sobre o BME. Achei digno. Quem ficou mal foi o jornalista da record, com aquela quantidade de gás das bombas arremessadas pelos soldados na direção do Palácio Anchieta. Assisti enquanto almoçava.

Fui pra UFES, pra Semana Nacional de Pós Graduação do Mestrado de Ciências Sociais, evento que o Mestrado do Curso realizava pela primeira vez. Participei do GT até o intervalo, 15:00 da tarde, e fui pegar meu copinho de café. E falaram do ato lá na frente. Fui né. Já tinha assistido tudo pelo Balanço, queria ver com os meus próprios olhos o que tava acontecendo.

Cheguei lá na Frente e uma galera já tinha fechado a Fernando Ferrari. Muito mais gente que no centro, aparentemente. E o BME chegou, e foi o Caos. Confesso, ajudei a quebrar o cadeado do portão da universidade. Ia ser foda todo mundo correndo, imaginava, pelos portões apertadinhos da ufes quando o BME agisse. Eu sabia que eles iam dispersar todo mundo.

Mas deu tudo errado. Eles dispersaram todo mundo e se mantiveram na frente da ufes. Inevitável, pedras voando. E bombas pra dentro da universidade. Nesse momento, já não havia mais estudantes na rua, todos dentro da universidade. Em frente ao Teatro Universitário, onde acontecia um evento de educação infantil ao que me parece. Haviam vários ônibus estacionados em frente. Foram os que levaram as crianças pro Teatro e que estavam sendo bombardeados pelos policiais.

Quatro pessoas foram presas, sem acusações. O oficial responsável pela operação, indagado por mim, se recusou a dar informações sobre as prisões.

Com meu celular filmei toda ação. Principalmente dentro da universidade, filmando os policiais fora, gritando "Tô filmando, não atira, tô filmando!" "Só tem criança no teatro manda parar de atirar bomba, só tem criança!" "Para de dar tiro tem um monte de menina, tem um monte de criança, para de dar tiro". Enquanto isso eles, por trás das grades, continuavam com as bombas, com os tiros. Pra dentro da Universidade.

    Foi essa hora aqui


Aí eu tomei o primeiro. E o segundo, na costela e na barriga. Achei que fossem pedras no começo, mas quando ardeu entendi o que tinha acontecido. Tomei dois, corri, tomei o terceiro, com certeza do grupo que eu filmava: Um oficial e mais três policiais, um dos quais disparou um tiro à curta distância. Esse oficial...

Aí acabou meu dia. Os manifestantes se reagruparam dentro da ufes, e saíram em passeata pela saída norte da Universidade em direção à Terceira Ponte. A essa altura até o vice reitor, além das criancinhas do Teatro, já tinha curtido sua dose diária de gás lacrimogênio. E a passeata seguiu surpreendentemente ordeira e pacífica, pra tudo o que já tinha rolado aquele dia. E fui junto né? Até tiro já tinha tomado!

Meu plano era outro praquela quinta feira. Mas como se acovarda? Depois do que eu vi acontecer na frente da Universidade onde estudo, depois de tomar tiro de bala de borracha, como é que volta pra assistir apresentação de trabalho em evento acadêmico? Fui junto. Mas confesso que sabia que ia dar merda. Os caras do BME tudo com sangue nos olhos durante a ação. Na crueldade mesmo, no sadismo, na piadinha...

Pro BME, só os reprovados no psicotécnico, parece. Todos sem identificação, uma boa parte deles mascarados. Levantaram a suspeita de serem esses os que fazem algum curso na UFES. Nos reencontramos antes da praça do Cauê, no final da Reta da Penha. Mais balas de borracha, mais bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. Na ufes estava com a camisa molhada no rosto, sofri pouco com o gás. Na chegada da ponte foi sinistro.

Todo mundo dispersando mó correria. Nos reagrupamos na Cezar Hilal. Resolveram fazer uma plenária pra decidir o que fazer. Quarenta minutos de jograis poéticos até que estoura um corre corre. Gente gritando, correndo, uns pra um lado outros para o outro.

ENTÃO: Um sujeito armado estava no meio dos meninos, ninguém sabia exatamente fazendo o que. Gritaram "POLÍCIA!" e ele "não sou polícia não não sou polícia não" até que, acuado, assumiu ser policial e levantou a arma efetuando três disparos. Uns correndo dele, outros correndo pra cima dele. E eu correndo atrás desses: "Vocês tão doido, tão querendo tomar tiro alguém aqui tem o peito de aço?". Ainda ouvi de um cidadão muito bem disposto "Se for mais de dez atrás dele ele não vai ter bala suficiente pra todo mundo, não vai atirar."

Aí enquanto o P2 corria da turba, no rastro dele veio o BME, com tiros e balas de borracha. Acabaram com a belíssima assembléia, que tinha decidido, veja só, marchar até a casa do Casagrande(!!!). E todo mundo correu, na iminência de quê? Correr pra Leitão da Silva, pra voltar pra UFES. Foi a proposta derrotada no exercício poético-discursivo dos jograis.

Falei o tempo todo pra todo mundo: Tá doido gente, os caras com sangue no olho e vocês fazendo plenária? Vamos em passeata pra qualquer lugar, em passeata os caras não pegam agente, tamo aqui chamando eles. E rolou a treta com o P2. E o corre corre. E o BME chegando na grosseria.

Aí fudeu tudo.

Todo mundo correndo entre os carros e os policiais atravessaram pelo terreno baldio da antiga GIACOMIM, se não me engano. E encurralaram uma galera. Eu dentre eles. Quando dispersou todo mundo eu fiquei pra trás, fotografando e orientando a galera pra correr "Corre galera sai daí, agrupa com o resto do povo lá na frente!"

Aí eu parei na frente de um prédio cheio de gente da passeata. Tem até um vídeo aí que mostra, exatamente a hora da minha prisão. "Sai de dentro do prédio gente, vc´s vão ficar aí em 10 com todo mundo lá na frente? Vamo atrás de todo mundo aqui agente vai se fuder!" Aí cercaram agente. "Todo mundo volta pro prédio, corre pra dentro eles tão vindo!" e fiquei do lado de fora pra assistir o que acontecia.

Eis que vindo  com a tropa que invadia, quem eu reencontro? O querido oficial que eu havia filmado lá na frente da ufes. O mesmíssimo, com a farda camuflada. Pistola apontada para a minha cara, desde lá debaixo: "MÃO NA CABEÇA! MÃO NA CABEÇA!" "sim senhor"

Botei as mãos na cabeça e desci as escadas do prédio em direção à calçada. Fui imobilizado e jogado no chão. Não ofereci resistência. "DEITA COM A CARA NO CHÃO, CARA NO CHÃO!" Fiquei com a cara no chão.

Chega o oficial: "ACHOU QUE IA FILMAR A MINHA CARA NÃO É? CADÊ SEU CELULAR? CADÊ O CELULAR?". "No meu bolso esquerdo senhor". Fui revistado, não encontraram. Me levantaram eu peguei o celular no bolso e entreguei a eles. Me algemaram e me botaram no cofre da viatura com outro manifestante que fotografava e filmava o ato desde o começo.

Durante 1 hora fiquei preso no cofre da viatura e algemado, ouvindo o rádio da polícia. No rádio, a confirmação de que o sujeito armado era realmente um policial infiltrado: "O que foi que aconteceu?" "Um colega nosso do serviço reservado foi identificado, correram pra cima dele, mas agente garantiu a segurança dele lá".

Pelo celular do brother preso comigo, consegui avisar que havia sido detido, ainda no camburão. Foi muita gente pro DPJ, à espera de muitos amigos que haviam sido presos. Amigos, filhos, namorados, ex namorados, alunos, companheiros... E todos na maior agonia, porque só chegamos à delegacia depois de muito tempo detidos. Demos um rolêzinho antes.

Nos levaram todos para o quartel do BME em Maruípe. Fomos fotografados, tivemos a ficha levantda. "Mora aonde? Estuda na UFES? Qual curso?"  Menores de idade, meninas inclusive, todos na mesma situação. Sendo interrogados pelo BME.

Um oficial vem devolver meu celular. Todos os vídeos e fotos haviam sido apagados.

Algum tempo depois somos levados em um ônibus até a frente do DPJ de Vitória, no bairro Horto. Muito tempo após a nossa detenção, que deve ter ocorrido por volta das oito e pouco. Só fomos liberados da delegacia às quatro e tantas da manhã, sem que tenhamos sido sequer informados acerca do motivo da detenção.

Devo ter sido preso porque filmei. E tomei três tiros pq não joguei nenhuma pedrinha...

Faz sentido pra você?

desabafando, na moral? Igualzinho ao Espírito Santo. Aqui nada faz sentido. É governo defendendo ilegalidade, como no caso da construção do Estaleiro da JURONG na Barra do Riacho em Aracruz. É governo querendo expulsar gente de casa pra dar terra pra VALE em anchieta. É governo botando polícia pra expulsar gente de casa em Aracruz. Pra jogar bomba e dar tiro pra dentro da UFES. Hospitais Lotados. Passagem Cara, Serviço Péssimo. Trânsito Caótico. Poucas Ciclovias. Presidente do Tribunal de Justiça pego com a boca na botija vendendo sentença. E quem vai preso sou eu. Ele só aposentou com 22mil de salário. E tem mais um monte que vende sentença e todo mundo sabe e não fala nada. E tem mais um monte de coisa errada acontecendo que todo mundo sabe e ninguém fala nada. Um Estado que é muito mais sensível em manter a máquina funcionando que deixar a existência dos seus cidadãos mais suportável, nesse mundo caótico em que nós vivemos. E A GAZETA E A TRIBUNA FALANDO QUE TÁ LINDO, VAI TER EMPREGO, TAMO CRESCENDO. O que tá crescendo é o lucro do patrão de vocês,  das três famílias que são donas do Espírito Santo até hoje, e ficam alugando A MINHA TERRA feito PUTA pras multinacionais estrangeiras trazerem as plantas industriais que ninguém mais quer no "mundo desenvolvido" só pra ter mais uma graninha pra disputar eleição. Mas deixa estar. Enquanto vocês acham que o mundo não vai mudar, e se acomodam com conforto, é que o mundo se sacode e derruba esses parasitas que impedem o nosso livre desenvolver!

hoje os meninos marcaram um ato, concentração a partir das 7 da manhã no Palácio Anchieta. #protestoemvitória

e no dia 18 de junho a #marchadaliberdade! uma festa pelo direito da livre manifestação, contra a violência policial, contra os crimes ambientais dos governos, contra todos os tipos de discriminação, pelo livre desenvolver do povo! uma festa, pra matar os recalcados do outro lado de inveja!

25 comentários:

"Clico, logo existo" disse...

João,
muito importante tornar pública a sua experiência em seus detalhes mais pessoais. Vejamos o que gera a apropriação da informação e sua circulação por aqui.

Luana Aglio dos Passos disse...

Muito importante o seu relato João!

Parabéns pela coragem!

Repassarei o endereço do blog para que mais pessoas possam ter noção do que aconteceu na manifestação!

Abraços,
Luana.

Thiago Martins Santana disse...

JP. Seu relato nos desperta revolta por ainda "aceitarmos" conviver com tamanha violência por parte das forças policiais. Tenho muita dificuldade em fazer essa análise maniqueísta com relação a polícia, pois quando o BME chega a sair para a rua o intuito é sempre "resolver o problema" geralmente sem pesar o preço. Mas a decisão é sempre política, alguém aciona o botão de start. É triste perceber o mesmo trato com as reivindicações sociais herdadas de PH. Tem gente que não aprende com a história, nem prá se fazer de bonzinho! Parabéns camarada!!

Anônimo disse...

Muito legal seu relato. Mesmo morando em outro estado, estou lendo o que tem acontecido e acho revoltante.
Parabéns meu camarada.

Unknown disse...

massa joão...
compartilhado e to junto né
vc sabe...

Jalusa Arruda disse...

Sou capixaba, moro em Salvador e tenho acompanhado essa barbárie. Seu texto é excelente, vamos botar na roda, espalhar por aí.Vou reenviar agora para todas as minhas listas e postar no feissebuque. Parabéns, forte abraço!
Jalusa Silva de Arruda

Lenir Correia disse...

Sou de Rondônia e seu depoimento chegou até aqui através da RENAP (Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares), manifesto a minha indignação contra todos os atos de violência praticado pelo Estado. Apoio a sua luta, que também é nossa!

Thais Albero disse...

Sou capixaba com orgulho, mas infelizmente ultimamente com muita vergonha. Moro na Espanha e pude acompanhar esses fatos pelas redes sociais. Cheia de tristeza, mas alguma esperaça espero que os jovens tenham a sua coragem de filmar, de escrever, de lutar enfim, para que essas estória possa em breve ter outro final.

@Thata_Albero
Abraços :)

@jplizoton disse...

Valeu pessoal, pelo apoio. Lembrando a todo mundo, #marchadaliberdade 18 de junho! Tragam suas bandeiras, tragam seus amigos, sua família, seus instrumentos!!!

Neillor disse...

irmao! estamos juntos! não estava por dentro das coisas, depois que li o blog entendi melhor gostaria muito de estar ae, sei que estou nas boas atitudes e pensamentos dos irmaos!!! forte abração irmao!

Marcus disse...

koe JP operador max payne se apresentando... o bixo... BME fez na maldade mesmo cara, bando di fudido! ridiculo algemar estudante igual bandido, eu vi vc na tv, passou o momento na hora q vc tava no chão e eles te pegam pra por no cofre da viatura, temos q continuar na luta!

abraço

Paulo Ribeiro disse...

João;
Parabens a voce e a todos que não abaixaram a cabeça e "não entraram no esquema".

Bel disse...

Nu véio, não tava sabendo do ocorrido. Sou capixaba, moro há 7 anos em Porto Alegre, e estou emocionado com o seu relato, JP. Ele chegou pela lista do Princípio Ativo, coletivo antiproibicionista organizador da Marcha da Maconha de Poa (http://www.principioativo.org/2011/05/reflexoes-pos-marcha-da-maconha-2011/). Fui pro youtube assistir os filmes, daí entendi que as ações/manifestações eram sobre o aumento da passagem, além das precárias situações a que se submetem a população sobre os serviços públicos em geral. A pancadaria foi uma vergonha, mas a marcha foi linda.
Lembrei do vídeo do Paulo Freire que sonha com o Brasil tomado por Marchas (http://www.youtube.com/watch?v=MZQtP-7Ezbw).

Sigamos com as andarilhagens históricas pelo mundo... Abs, Bel

@jplizoton disse...

valeu galera! amanhã tem mais! concentração a partir de 12:00 na ufes! começo da confecção dos cartazes preparação do material e das musicas e palavras de ordem às 10, no IC2! Tragam tinta, batuques, cartazes e o que quiserem!

@jplizoton disse...

e o twitter (ou alguém) tá censurando a tag #protestoemvitoria. Ia ser muito importante a galera online acompanhar o evento enquanto ele ocorre, pra própria segurança dos manifestantes. E ajudar na divulgação durante o dia de amanhã mesmo! 12:00 na ufes, depois na assembléia! quem não puder ir pra ufes vai pra lá, mas não deixa de ir! vamos fazer a assembléia do movimento na casa do povo! Ajuda agente, posta no facebook, no twitter, no orkut passa por email, mas ajudem-nos! só podemos contar com nós mesmos!

Tiago Mesquita disse...

Parabéns, João. Pela coragem em registrar esses momentos tanto em vídeo quanto em texto. E também pela solidariedade com os companheiros.

Que possamos logo nos livrar dessa corja de opressores e corruptos que dominam o poder público. Que agora seja um momento de desmascarar esses vilões e mostrar que a justiça tarda, mas não falha.
(Se não a dos homens, assim é a de Deus.)

***

Estou em Natal. Aqui está acontecendo um movimento também. Queremos derrubar a prefeita e estamos quase conseguindo. Há muita coisa a ser feita...

Felizmente aqui não tivemos repressão policial, nenhum incidente do tipo que rolou aí.

O #ForaMicarla está ocupando a Câmara Municipal neste momento, e desde ontem convida cidadãos a se juntarem e darem mais corpo ao movimento. A ideia é só sair quando o processo de impeachment da prefeita for aberta.

Força e sorte a todos vocês que estão no #protestoemvitoria.
E dia 18, vamos unificar essa luta, nacionalmente, com a #marchadaliberdade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vinícius Rocha Zocolotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius Rocha Zocolotti disse...

discordo q seja o cúmulo da inconsequencia, acho q isso tudo mostra que vc "anônimo" também faz parte da população, e que um problema social afeta a todos, pois alguns ficam em seus confortáveis carros indignado com o transito, outros ficam indignado com o transito e a falta de zelo que o governo tem com o cidadão. Muito fácil falar essas asneiras direto de sua zona de conforto... realmente, esse seu post merece ser anônimo...pois é ridiculo, é de causar vergonha a quem lê, imagina a quem escreve?!

Roberto disse...

Recupera os Vídeos do Celular, existe aplicativo para isso.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vinícius Rocha Zocolotti disse...

desculpe, anônimo...lamento sua condição, mas temos engarrafamentos e transito parado por mais d 1h sem nenhuma manifestação acontecendo...
eu lamento oq ocorreu com você, mas outros também foram hospitalizados por conta da ação da polícia...e até onde sei, a violência e o tumulto aconteceram após a primeira bomba e o primeiro tiro.
Olha, eu duvido muito que sua história proceda, e vc n pode me culpar...um anonimo pode criar histórias aa vontade...
e, enfim, para todos os efeitos, um diabético n ficaria 4h esperando num transito para comer... a n ser q vc estivesse preso na terceira ponte...pessoas com o seu problema devem estar habituadas a levar um lanchinho na bolsa.

e como disseram antes "Coitado dos cidadãos que não têm nada a ver com isso...", olha, eu desconheço o cidadão que n tenha nada com isso...viver em sociedade não é se preocupar apenas com sua saúde, família e casa, é se preocuapar com a condição social, com as dificuldade sociais que o povo enfrenta, indiferente se você possui uma situação confortável de vida, carro, plano de saúde... pois a manifestação que tanto te incomodou, partiu de um mal-estar comum.

paz e saúde a você.

Anônimo disse...

É gente "pimenta no dos outros é refresco", "o barato é doido", a máquina de violência do Estado sai pronta pra matar, independente de revide ou não, eles atiram até neles mesmos, é a mentalidade da violência, sorte você tá vivo. Além de tudo roubam o nosso material, valeu o relato, mas isso é antigo, precisamos nos mobilizar mais constantemente e contar com mais pessoas, de maneira não violenta e sempre, sempre com sugestões de mudanças. Mas já sabendo que o Sistema vai tentar barrar, bater e matar. O ser humano em primeiro lugar, minha solidariedade a você e ao movimento que você registrou. Parabéns!
Rafa Saquarema

Denilson disse...

Meu irmão parabéns pela coragem. Vc é digno de parabésn por que se expôs e de forma consciente entende o que está acontecendo. Só posso te desejar Força. Continuem se articulando em torno da CPI do Transcol. E tentem agregar o máximo possi essa é a nossa luta por uma democracia real.

Abraço

Denilson Nunes Rodrigues

Direito - UFV
Viçosa-MG

jader resende disse...

Bem articulado seu depoimento, meus parabéns.
Abraços