quinta-feira, 16 de junho de 2011

No Dia do Eclipse Ventou Sul!

Eu sou novo, e às vezes acho que já vi muito. Aí tem dias que vêm pra mostrar que agente não sabe é de porra nenhuma.

Que diazinho atípico aqui na terrinha. Por todo o Brasil céu limpo, uma grande massa de ar seco garantia o bom tempo no país.Só tinha uma frente fria, tipo nuvenzinha solitária mesmo, bem no meio da costa brasileira. Adivinha em cima daonde?

Espírito Santo! rs Parece até piada.Mas não é, se liga:
Hoje tinha eclipse né?

Mas eclipse, não rolou. Não aqui em Vitorinha. Aqui soprou aquele vento sul de tempestade, o dia inteiro nublado, frio, correria de nuvens no céu. Fui de bicicleta pra ufes, tinha reunião de um grupo de estudos. É triste pedalar na praia contra o vento sul tá. Sinistro mesmo.

Saí de casa pouco pouco antes das cinco. Antes tinha visto o celsinho, Celso de Melo, primo do collor, ministro do Supremo nomeado por FHC, não tem? Então: vi ele ao vivo no site da globo escaldando o juiz paulista que tinha proibido a marcha da maconha lá né. Escaldando! Ainda não satisfeito em fazer a defesa da marcha, apoiado na liberdade de opinião, ainda cresceu falando do uso econômico, medicinal, ritual e o plantio caseiro da cannabis. Tava me sentindo numa música do Ponto de Equilíbrio!! rs

Lembro de ter pensado assim: "auspicioso esse eclipse!". Última lua do outono, no seu dia cheio, nascendo sem nascer, escura do eclipse. Que doidera né? Mal sabia eu...

Pois é menino... Ai fui pro grupo de estudos, onde tive até boas notícias. É engraçado, quando agente tá quase desanimando é que surgem as notícias boas. Um soprinho de boa vontade do universo, só pra ter aquela certeza de que, quando agente acha que não dá mais... ainda tem 50%! Quem mandava essa pala era elbinho, excelente professor de capoeira que eu tive.

Chegando na UFES eu vi a galera do #protestoemvitoria se preparando pra ir pra Fernando Ferrari. Umas 500 cabeças, fácil. Nem parei. Grupo de Estudos.

Hoje discutimos, veja só você: indicadores. Recomendo aqui o Atlas do PNUD, disponível pra download de quem interessar. Free!  Tem vários no Espírito Santo, de dar vergonha. Pra quem é curioso, compensa demais. Dá pra fazer vários cruzamentos, sobre "N" dados tipo: taxa de analfabetismo, renda per capita, renda dos 10% mais ricos, dos 80% mais pobres.

Muito Bom! Dá pra fazer um raio x do Estado, através dos dados que são por município. O único porém é que os dados são referentes a 91 e 2000. Deve ser subsidiado com dados do novo censo.

Aí negão, eu quero ver. Porque como eu falei, tem certos dados do Espírito Santo de FAZER VERGONHA. E não tô falando de vergonha pros políticos que gerenciaram tanto tempo o bordel aqui não. Esses nem a tem. Tô falando de vergonha de ser capixaba, de deixar as coisas chegarem a esse ponto.

Mas calma né, são dados de 2000 ainda. Deve ter dado uma melhoradinha.

Enfim, saí da reunião do grupo, CCHN vazio. Todo mundo no ato, imaginei. Toquei pra lá de bike, queria ver oq tava rolando. Eu e essa mania de querer ver as coisas...

Tava marcado pro dia do eclipse, veja só que auspicioso, um debate Nacional sobre a Reforma Política, com representantes do Judiciário, do Legislativo... até do Vice Presidente da República Michel Temer, conhecido pelos mais íntimos, dizem as más línguas, como O Papa do Diabo.

No Centro de Convenções.
Em Vitória.
No Espírito Santo, não tem?
Os meninos não iam deixar passar em branco... rs

Fiquei realmente sentido pelo Feu Rosa, grande desembargador desse Judiciário ilibado, reconhecido nacional e internacionalmente só (e só) por seus méritos, que é o Capixaba. Ele que tava organizando a festa. Fez o seu papel, sentou com os meninos, tentou garantir o evento. Obteve até garantias sobre o bem andar do mesmo. Só que quem deu garantia, não garantiu. rs

Enfim, papelão né. Evento cancelado. Os engomadinhos todos sem saber o que fazer. Uns mais atirados fazendo piadinha com os manifestantes. Desconcertados com a acidez das piadinhas de volta: "Tá gordinho né? Esse aí tá com cara de sonegador bruto!"

rs

Reforma Política? Necessária. Indiscutivelmente. Cada um com seu projeto, sua proposta. Financiamento público de campanha? Corretíssimo! Vamos acabar com o leilão de vagas na Câmara dos Deputados, onde cada Truste ou Cartel dá seus lances durante o processo eleitoral, depositando em cada candidatinho sua aposta. Aqui no Espírito Santo agente sabe bem como isso funciona... né capixabas?

Afinal de conta$, ou o Tadeu do Psol tem as mesmas condições de disputar uma eleição que o Guerino Zanon do PMDB-ES, ou não é democracia. E tenho lá minhas divergências com o tadeu, nunca votei e acho que não vou votar nele. Acho que ele jamais seria presidente da Assembléia Legislativa, por exemplo.

Mas eu também acho que ele jamais desviaria dinheiro público pro seu negócio, como esse ilustre espírito santense, tão bem incensado pelas gazetas, tribunas, records da vida, fez. Taí o link. DA FOLHA.

Aí eu me pego pensando justamente "no que esses caras tão pensando agora?"

A Gazeta já deu uns indicativos, na fala do Homero Mafra, presidente da OAB. Grande advogado, indiscutivelmente. Defendeu grandes homens aqui do Estado.

Ele disse, dessa vez, assim:


"A Ordem dos Advogados, com a mesma veemência que condenou a ação do BME na Universidade Federal do Espírito Santo, condena a atitude inconsequente e infantil dos estudantes, que inviabilizou um evento de tamanha importância para o Estado. O Estado Democrático pressupõe o diálogo e a história do movimento estudantil demonstra que o confronto nunca foi o primeiro instrumento de luta das entidades"


O Homero é uma figura interessante da fauna capixaba.Antenado na história da esquerda. Gosta de viajar pra Cuba, tô sabendo... E tá certíssimo na sua avaliação. Infantil mesmo, inconsequente a ação dos estudantes. 


Tá todo mundo se perguntando, no andar de cima "qq esses mlq´s tão arrumando?"


E ninguém entende nada! rs


A advogada Laura Cândia, que veio lá do Mato Grosso do Sul pra esse glorioso evento também foi entrevistada pela gazetinha:


"Vejo nesse evento uma polícia falha. Vejo os estudantes muito mais inteligentes em questões de segurança do que a própria polícia. Eles estavam ali organizados, pleiteando um diálogo com o governador, munidos de uma pauta. Diziam que o governador estava se escondendo deles. Eles são muito mais inteligentes do que essa polícia inteligente do Espírito Santo. Infelizmente levo uma imagem negativa do Estado" 


Imagem negativa do estado, doutora advogada? Você só viu o centro de convenções. Você não viu nada!

O que dizer de um estado que aplica todo o rigor da lei contra um lavrador de 60 anos que vai caçar tatus com seu filho de 30 (!!!), mas que
permite que se instale um Estaleiro, em área de proteção permanente, habitat de espécies em extinção, à revelia dos técnicos do próprio órgão de meio ambiente? 


Aqui no estado é assim. Matar bichinho, de pouquinho em pouquinho pode não. Mas se for muito, agente pensa até em uns incentivos fiscais. rs


E olha só que massa, galera: A secretária de Meio Ambiente é sócia fundadora de uma dessas empresas aí que são contratadas pra licenciar esses projetos. É muita coincidência pra um estado só! Deve ser por isso que ilegalidades do porte da CSU em Anchieta são aprovadas... 


Não to defendendo a caça gente, que fique claro pelamordedeus. Tô questionando a lógica. 


Faz sentido pra você esse senhor de 60 anos pegar uma cadeia com seu filho de 30, enquanto, o ex presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo - que foi pego com a boca na botija com a "quitandinha da família compre 2 leve 3 sentenças" - é punido com APOSENTADORIA COMPULSÓRIA DE 22.000 REAIS??? 

Vem me punir também carai!


Aí agora os caras tão nessa: Aprontam Aprontam Aprontam, e fazem igual criança pequena, se esconde atrás da cortina achando que não dá pra ver eles lá. Seus pés tão pra fora. Tá todo mundo vendo, moral da história. O tempo todo.



Ou vocês esperam que agente acredite: que o Presidente do Tribunal de Justiça tava até o pescoço na merda, E NINGUÉM QUE TRABALHAVA COM ELE SENTIA O CHEIRO? Qual é... não somos tão infantis! E essa última do Tribunal de Contas? Tá todo mundo chocado né? Aham... sei!

Aqui é o Espírito Santo. Todo mundo se conhece. Os esquemas são famosos, desde a época do tio Gratz. Ingênuo, Infantil, Inconsequente, é quem acha que - porque comprou as duas maiores empresas de notícias da paróquia - ninguém tá vendo eles atrás da cortina.


Tamo vendo sim, e tem tempo! 


Então para de chorar pitanga gente. Deu errado o evento de vocês? Faz parte. Essas semana tem duas famílias de luto porque perderam suas filhas. No mesmo lugar onde, há mais de um ano, eu perdi um amigo.  Ninguém fez nada. e ainda tem secretário enricando com o progresso em Vitorinha que eu tô sabendo! 

E aí senhor desembargador? E aí senhor presidente da OAB? E aí senhor Governador?


Ah, então vocês querem discutir reforma política com seus amiguinhos do resto do brasil, né? 

Mas então... não rolou. Vamos ter um pouquinho mais de humildade agora? Respondam pra sociedade:

Nós capixabas vamos ter que continuar sentados esperando que, por algum acaso do destino, venha alguém de fora resolver nossos problemas? Pq quem prendeu o Guerino foi a PF. Quem investigou o presidente do TJ-ES foi o Conselho Nacional de Justiça. 


Até hoje tá muito mal contada, por exemplo, a história do assassinato do juiz Alexandre Martins. Rodney escreveu livro, eleito deputado. O mais votado, a despeito do seu péssimo serviço à frente da secretaria de segurança pública do estado. Era bom mesmo de grampear os outros, o chefe do Guardião, aparelho ilegal de escuta telefônica do Estado. Lembram daquela operação da PF que achou um monte de dólares na casa da Roseana Sarney, na campanha da primeira vitória do Lula? Nem o rodney deve lembrar mais...


O que eu queria frisar mesmo sabe qual é? Todo mundo sabe o que tá rolando.Todo mundo tem um amigo advogado que já deu a fita das falcatruas no judiciário. Todo mundo tem um amigo comissionado que já deu a fita de falcatrua em prefeitura, em governo. Eu mesmo tenho amigos no IEMA que já me contaram umas histórias escabrosas. Tem amigo polícia que já falou qual é lá dentro, tem amigo biólogo que diz como funciona a máfia dos licenciamentos... 


E vocês, nobres senhores, que tem nas mãos o poder - seja ele o do voto, seja ele o da lei - é que tão devendo resposta. Não são os estudantes não. Vocês querem saber os "porques" deles estarem nas ruas? Só eu aqui já botei um monte. Tem mais ainda, se quiser.


Deita a cabeça no travesseiro tranquilo agora. Dei a letra. Pode ficar boladinho.

E dia 18 de junho, tem a #marchadaliberdade. Pra todo mundo que não tá no esquemão capixaba. Porque esses capixabas de bem tem muito pelo quê marchar! Tá todo mundo convidado, afinal de contas, é uma festa. Uma celebração! E as ausências serão sentidas e comentadas... 


Mas na real mesmo? Todas as presenças serão comemoradas. Todos são bem vindos! Afinal de contas, é uma festa! Nem que seja pra matar os recalcados do outro lado de inveja... rs


Fiz questão de escrever esse texto agora. São cinco da manhã. O Vento Sul nem parece o mesmo de 12 horas atrás, quando vetou o eclipse pros capixabas. Agora sopra gentil, feito uma brisa. Arrisco até dizer que faz sol hoje em Vitória. 


Engraçado como é o tempo né. Não o tempo dos homens, o tempo da natureza. Inverno costuma ser seco, ontem chuveu. Só aqui no Espírito Santo. Eclipse Lunar, todo mundo na expectativa. E o vento sul, irmão mais velho de todos os capixabas, resolveu falar alto: "Espetáculo aqui sou eu quem dá. Eclipse lunar? Baboseira. Capixaba, tira seu casaco da 
gaveta. Sou eu, Vento Sul. Soprando forte em Vitorinha."



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Limpando a mente.

Depois da confusão toda dessas últimas semanas











Um fim de semana pra relaxar. De volta do meu refúgio!