quinta-feira, 25 de outubro de 2012

#primaveracapixaba ou #magnomaltanao? a função social da guerra na sociedade capixaba.


E o vento virou em vitorinha.

Calor insuportável a semana inteira. Papo de olhar nas notícias o céu caindo no RJ e se perguntar porque não é aqui? Na semana do horário de verão. Terminar o expediente com o sol ainda no céu é mesmo uma benção. Foda é pegar busão lotado nesse calor.

O inverno vai ficando pra trás. Mas o vento sul não desiste assim tão fácil.

Primavera de 2012, o fatídico ano que todo mundo ficou ou esperando ou vendendo livro falando da profecia maia que vaticinava o fim do mundo. Escrevo de Vitória, uma das cidades mais antigas do país, das missões jesuitas mais populosas... Tinha muito índio por aí.

Continua tendo, mas agora todo mundo mora é na cidade, amontoado. Sorte daqueles que mantiveram pra si uma tribo pra chamar de minha, e uma terra pra enterrar o umbigo dos meninos que vão nascendo. Tem muita gente lutando por esse direito e nesse começo de Primavera foram os guarani-kaiowá, do mato grosso do sul, que se tornaram notícia internacional (apesar da resistência da grande mídia oficial) em abordar o tema.

Redes Sociais servem para um zilhão de outras coisas além de informar cada passo que você dá, aonde vc se encontra, o que está comento, cutucar os outros... Nada contra. Mas as redes sociais são também uma possibilidade  de horizontalizar o diálogo entre as opiniões dos indivíduos que nenhuma outra mídia até hoje ofereceu.

Você mesmo tá aí. Lendo a minha opinião sobre as coisas. rs

O caso dos guarani-kaiowá foi um fenômento desses, de horizontalização. Nacional, mundial, até. Mas é engraçado pensar que se você jogar a tag #protestoemvitoria no youtube aparecem 181 videos referentes às manifestações que ocorreram um ano atrás aqui nessa cidade, tão velha quanto o brasil.

Muita coisa rolou, de lá pra cá. diz ae Racionais. É verdade, diria Sabrina Sato. Mas certas coisas parecem continuar sempre as mesmas. Pega Vitória, por exemplo: Aqui geral se conhece. Tem três pessoas né? Eu, você e alguém que a gente conhece! E quando cruzamos na rua não nos cumprimentamos! rs

Clichê, né? Pois é.

Mas as duas coisas devem ser levadas em conta: tanto que aqui, todo mundo se conhece, mas não se fala. Quanto é muito fácil se comunicar horizontalmente nesse oceano da internet no qual o Espírito Santo, pra não falar de Vitorinha, é só um grãozinho de sal.

Ou vocês acham que lá no rio eles tão compartilhando #magnomaltanao igual os candidatos apoiados por paulo hartung, numa prévia descarada de 2014? Lá ninguém sabe o que é isso. Lá não devem ter chegado as centenas de milhares de adesivo que misteriosamente brotaram por toda a cidade de Vitória! rs

Que jeito de terminar a campanha do Luiz Paulo. Foi demais pra ele mesmo. Aqui é foda, mano, geral se conhece. Mesmo o que não foi pra internet - até pq é uma mídia nova - fica na boca do povo.

Esse papo de cheira ou não cheira cocaína, tipo, foda-se. Só se ele tivesse usado sua influência política pra escapar de um possível flagrante. Mas ninguém tem provas nem disso, nem de que ele de fato faz uso do concentrado da folha de coca, essa planta mágica dos povos índigenas da América Latina. Esses índios né galera? rs

Daí a ser condenscedente com o cara, são outros quinhentos.

O cara é #fichasuja, pra começo de história. Além de  ter essa história muito mal contada do assassinato do Denadai, cujas investigações resultaram na #cpidalama na câmara de Vitória, pra investigar fraudes nos contratos da prefeitura de vitória, quando ele era prefeito.

Pra melhorar, aparece na #listadefurnas - caixa dois montado na estatal que abasteceu campanhas tucanas. Onde consta inclusive a Escelsa como fonte de recursos, empresa que aparece na #privatariatucana como um dos esquemões do #PSDB durante o governo FHC. Nessa época, quem governava aqui era o Luiz Inácio. Aqueeele da sopa. Crime organizado, Gratz, que entrou pra história como o bicho papão de Vitória, essa terra tão antiga.






Se eu te falar quem era prefeito aqui da capital... rs







        Aí o cara vai lá e "muda a agenda". O segundo turno foi só "eu não cheiro pó" e "luciano é apoiado pelo magno malta". Porra Luiz Paulo! Transformar essas nas questões centrais do segundo turno pode acabar passando nas urnas um teste de doping que não é da conta de ninguém.

Além disso, você realmente acha que o Paulo Hartung, aquele que te banca desde o seu primeiro mandato na prefeitura de Vitória, tem um passado tão ilibado assim?

É muita sorte a mídia capixaba - essa feita por jornalistas que todos nós conhecemos - estar tão atarefada com o bafão que foi cada debate desse segundo turno, com vocês se engalfinhando. Aí dá pra dar dixavadinha a notícia que o ex secretário  de Justiça (hehehe) do seu padrinho teve os bens bloqueados por CORRUPÇÃO. O Desvio de verbas do IASES levou à CADEIA os dirigentes do instituto responsável pela ressocialização dos menores infratores.

E o ex secretário de fazeeeenda meu, que virou sócio do ex governador numa empresa de consultoria e foi fazer lobby lá nas OROPA pra instalação da Ferrous em Presidente Kennedy.
 É, presidente kennedy, que o prefeito foi cassado, preso, com mais uma galera.

E até a VEJA noticiou o envolvimento do imperador - não o adriano - com a parada, envolvendo o roberto jefferson - ator principal do filme mensalão - e um conselheiro do TCES num esquemão "abafa que os negócios são dos meus amigos".  Falei que o irmão desse secretário é o diretor da Delta aqui no estado? Aqueeela Delta - da CPI do Cachoeira, que era um notório financiador de campanhas por aí.

E não vou nem cruzar a terceira ponte, manim, pq aí o bagulho vira enredo de suspense policial. Porque tem uma morte de juiz até hoje muito mal contada aí, que envolve grampos ilegais, depoimentos retirados e provas sumidas.

Vou botar na conta de quem?

Aí a nova agenda é o apoio do magno malta ao luciano rezende. Sério mesmo que vocês estão achando que vão se safar dessa fácil assim? E o segundo turno? E as propostas para a cidade? Luiz Paulo merece essa derrota. Mais ainda do que o Luciano merece essa vitória.

Até porque, não tenho dúvida nenhuma disso, o PMDB de Hartung - partido que indicou o vice do candidato tucano e tem a vice prefeitura na administração do PT - vai acabar ganhando uma tetinha pra mamar com ele também. Muda tudo, sem mudar nada.

Acho meio irônico para o PT, que enfiou o pmdb lá dentro e agora assiste a chapa deles esculachar a atual administração. O João não quis dar as costas para o Hartung. Agora apanha do coleguinha dele, sem poder fazer nada. Tá na mão dele.

Luciano é outro que jamais dará as costas pro imperador.

Mas minha torcida é pra derrota do Luiz Paulo. O Luciano pelo menos vai ter que mostrar serviço, primeiro cargo executivo. A outra bateria não. Seria a coroação de um projeto escrito lá atrás, no Vitória do Futuro, fruto de uma visão neoliberal de mundo que faliu.

Luiz Paulo, Paulo Hartung, foram os jovens neoliberais. Uma vez, assim como o Luciano, foram os porta vozes da novidade. Não são mais. São velhos, assim como as suas idéias. Não merecem governar. Não só por fazerem mau uso do que é público, mas principalmente por acreditarem que o papel do Estado é tão somente incentivar a apropriação da mais valia de muitos por parte de poucos que, na maioria das vezes, jamais vão por os pés aqui no Estado do Espírito Santo.

É disso que se trata o Novo Velho Espírito Santo: Grandes projetos financiados por capital estrangeiro ( E público via BNDES!!) e beneficiado por incentivos fiscais pelas "autoridades" do Estado. Licença pra comprar a preço de banana (pagando os 10%) a nossa TERRA (E Ar, e Mar!), pra poluir sem pagar, ao troco de empregos de peão pra galera e MUITO MILHÃO no bolso de alguns pouquíssimos players. Nada contra gerar empregos. Mas que pelo menos paguem os impostos e respeitem a saúde do povo e da terra capixaba!

E no rastro dessa grana, sobra favelização, degradação ambiental e corrupção. Não acredita? Dá um rolê em presidente kennedy, aracruz, anchieta, e vai ver como tá. Criminalidade, prostituição, crack. O que é um problema numa grande cidade urbanizada, onde a urbanização é precária, a escolaridade baixa e oportunidades poucas, vira algo muito maior. Curiosamente, os políticos ficam mais baratos.

É isso que ninguém quer debater nesse segundo turno. O Luiz Paulo pq sabe que tem o rabo preso com hartung. O Luciano pq, coitado, acho que nem ele esperava estar aí pra ser eleito. Quem se deu bem foi a antiga Aracruz Celulose que investiu nos dois! Sempre soube jogar essa daí... Sinto falta é da Iriny,  a única a fazer uma campanha propositiva no primeiro turno.

Esse segundo turno estaria melhor com ela.

Em quem vou votar agora? Eu, particularmente, já me decidi. Vou votar na praia, antes que acabem com ela, igual tão querendo acabar com os guarani-kaiowá! Igual tão tentando acabar com o que esse Estado ainda tem de bom - uma natureza fértil e um povo desconfiado, mas de coração bom. Ingênuo, até... Parece que chegou todo mundo ontem da roça. E chegou mesmo!

E que o vento sul que sopra em vitória não deixe nenhuma dúvida aos capixabas de luta: é um chamado aos filhos da terra: pintem seus corpos, desenterrem suas armas.  A verdadeira mudança nenhum dos dois candidatos tem condições de fazer.São os tambores de guerra que trarão a primavera capixaba. E são precisos muitos braços para tocá-los. Braços jovens.

#magnomaltanao #foraph #primaveracapixaba

sem revisão.