sábado, 4 de dezembro de 2010

As opções

Ser capixaba é brigar constantemente com suas opções de lazer, me parece.

Se às vezes você fica totalmente indeciso, dois reggaes, três forrós, uma rave e cinco churrascos no mesmo dia, em outros a calmaria é de surtar qualquer marinheiro experimentado nas vicissitudes do mar sem vento.

Com certeza um motorzinho faz falta! Mas existem aqueles finais de semana, que nem ele. Ruim de opções mesmo. O lance é ser criativo. Não que praia seja uma opção muuuito criativa, mas moro no litoral, tenho que aproveitar né?

Infelizmente, quanto à elas, Vitória, Vitória mesmo, oferece poucas opções. Sempre tem camburi, aqui na frente, pra quem não é mto de frescuras, e a Ilha do Boi que, pra quem é mais fresco, ou quer ver umas cocotinhas mais charmosas, vale milhões!

E nesse final de semana de sol e calor de forno a lenha, com certeza aquele pedacinho de areia tá lotado. Amanhã que é domingo, então, nem se fala. A galera toda indo buscar um bronze pra exibir mais tarde, naquele forró lá do praia que também vale milhões!!!

Mas e hoje? São quatro horas da tarde, o sol lá fora tá de assustar qualquer sertanejo, e pra noite as opções não são assim, tão sortidas. Qual vai galera, qual vai?

Se for, eu posto aqui depois. Senão eu continuarei postando indeterminadamente, só pra ter a sensação de estar falando com alguém... rs

Ah, sobre as praias de Vitória, tem uma ou outra que ainda dá pra se surpreender, seja por sua beleza ou simplesmente por sua existência, cujo segredo (que nem é segredo assim) está sempre seguro na boca dos capixabas que, a priori, não se comunicam! rs

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Notícia Triste

 É galera, é muito chato ter que postar essa notícia:

Creche Desaba em Cariacica

Como é que pode, em pleno século XXI, nego construir creche, pra guardar crianças filhas de pais que trabalham, com material porco?

Isso é a cara de uma série de irresponsabilidades: Do Poder Público principalmente ( pqp helder! ), por não fiscalizar as obras realizadas no município; do engenheiro que assinou uma obra que, simplesmente, caiu. Deu errado. Não funcionou. Matou crianças. E da empreiteira, que sabe o que tá fazendo (uma creche) e não tem a MENOR VERGONHA NA CARA de entregar uma CRECHE em condições precárias, que DESABOU COM  OS FILHOS DOS OUTROS DENTRO.

não é possível que ninguém soubesse.

pergunta se algum desses aí tem filho em instituição pública de ensino. Nem o dono da empreiteira, nem o engenheiro, e, infelizmente creio eu, nem o prefeito.

é isso aí galera. capixabafeelings!

Regência

Quem conhece esse vilarejo, muito bem localizado na foz do Rio Doce, está convencido que se trata mesmo de um desses lugares especiais.
De Vitória para Regência, olhando por cima do seu ombro esquerdo, você acompanha o distanciamento da muralha de montanhas, a serra que acompanha o litoral brasileiro por quase todo o sudeste.
Ampliam-se os horizontes, aproxima-se da Bahia.
Mas de Regência à Bahia, ainda tem um longo chão. Regência não é Bahia. Regência é Espírito Santo.
Mas é de uma capixabisse diferente. É a capixabisse que observa lá da foz do rio doce, aquela ponta de areia de proporções épicas da boca do rio, a projeção do Espírito Santo para o céu. De lá você vê, nos dias claros, todo o recorte do relevo, com um destaque especial para a montanha que se ergue, soberana, da costa capixaba: o Mestre Álvaro.
Tudo isso graças à praia que se espraia (ó!) da foz do rio doce até a Barra do Riacho. Devem ser algumas boas dezenas de quilômetros, o que garante uma moldura linda de azul, amarelo e verde ao cenário antes descrito. Um dos últimos berçários da tartaruga de couro gigante, preservado na forma da Reserva Biológica de Comboios, que conta com uma base do Tamar no local.
E é nesse trecho do litoral, entre a pacata e charmosa vila de regência à base do projeto tamar, que muita gente faz a festa! Uma das grandes atrações de regência, aliás sem muito exagero, uma das razões para entrar no mapa desses lugares especiais é a capacidade desse cantinho do litoral capixaba de receber de braços (ou bancadas de areia) abertos para as ondulações que vem do sul. Com aquele nordestinho típico então, soprando terral... hmm!
Não é de se espantar que, há algumas décadas, os surfistas capixabas elegeram regência como a meca local do esporte. Antes acampando jogados, passando semanas ali, nas bordinhas da vila, à base de muito miojo, vinho e surf, hoje contando já com uma infra surpreendente, se comparado a alguns anos atrás. Mas algumas coisas não mudam: a potência dos tubos do point (1 ou 2) e a extensão das esquerdas da boca do rio, cuja qualidade só pode ser comparada à exaustão de remar contra a correnteza do Rio Doce, testando sua vontade de dropar aquelas morras, são duas delas.
O calor é outra. Só quem já acampou num feriado flat em regência, carnaval que seja, sabe a sensação. Aquele maldito forró que sempre começa ali, por volta das duas, três da manhã (!!!) e acaba por volta das oito, nove horas... Infelizmente, a vila não é mto arborizada. Não existem montanhas que retenham umidade. Tenta então dormir, numa barraca debaixo do sol, às dez da manhã. É de (terminar de) fritar o cérebro!
Pra mim, regência sempre foi uma mistura disso aí: brothers, ondas, forró em horários absurdos...
Fica faltando falar do povo da vila, que é um tipo muito especial de capixaba. Mas por hora fico por aqui... com uma foto da última vez que tive por lá, com os brothers Mendonça e Gabriel.
Saímos de vitória sábado de madrugada, caímos no point, antes mesmo de chegar na vila. Mar em torno de 2 metros, 2 metros e meio na série, fechando um pouco. Domingo com o surf um bocado mais tranquilo! Mendonça voltou domingo, eu e Gabriel ficamos até segunda, pra curtir o forrózim... Essa foto eu tirei no final da tarde de domingo, do cantinho que agente arrumou pra ficar por lá. Já o mar tava mais ou menos assim no sábado:
:

Um, Dois, Testando!

então, como tô aprendendo, vou de foto pra ver se pega:
segue uma sessionzinha de cambóris, tarde limpa por uma chuvinha de verão




e que foi mudando assim:





até resultar na fatídica quinta feira!

Adoro o frio na barriga de ver tempestades chegando, o teatro se desenrolando no céu.
Vento Sul x Nordestão!
Não é tão ruim a sensação de que nem tudo tá nas nossas mãos. De que a natureza tá sempre ali, à espreita, seja pra surpreender, seja pra dar o troco.
Falando em surpreender, encerro a postagem com mais uma foto:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

então galera

que esse espaço consiga juntar pelo menos uma meia dúzia pra comentar, discutir e compartilhar acontecimentos cá da terrinha (de ninguém).
.
mais um passo na direção da democratização da mídia?
quem dera.
gosto de pensar assim:

mais um catálogo de material randômico da internet: links, fotos, vídeos e notícias.
um passo à frente pra organização do caos?
ou só mais uma gotinha no mar das probabilidades?

vamos ver no que isso vai dar. que dê em alguma coisa!

sobre a condição (ultra) moderna

nem prosa nem poesia.
.
textos corridos, com a dose certa, eu espero.
de emoção e melancolia.
.
tomara eu ser capaz de manter desperto
o espírito capixaba que cochila!