quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Fundap, Royalties, e os verdadeiros culpados da desorganização fiscal do ES" ou só "Feliz Aniversário PH"

Essa é uma daquelas que você não vai ler nA Gazeta: Uma história sórdida envolvendo tráfico de influência,   lavagem de dinheiro, e relações no controversas entre interesse público e privado que ajudam a entender a atual crise fiscal que ronda o Espírito Santo. Espero que essa questão fique um pouco mais claras na sua cabeça depois de ler esse texto, aqui embaixo:

Ás vésperas de seu badalado aniversário, anunciado com toda pompa na mídia oficiosa do nosso estado, nosso querido ex-governador - Saneador das Contas, Moralizador da Política, Midas da Gestão, "Rei da Sinergia" (essaqui vai pra alguém especial) - recebeu um baita de um presente, do ilustríssi(ssissi)mo desembargador Pedro Valls Feu Rosa....

No cenário nacional, todo mundo só fala do Cachoeira. Cachoeira isso, cachoeira aquilo, demóstenes coisa e tal... Vai sobrar pro pt, vai sobrar pro pmdb, vai respingar em todo mundo... Só os recados que vêm nas entrelinhas dos jornais de grande circulação já davam um excelente post aqui no blog. Mas não vou falar disso não...

Aqui na terrinha, a semana também foi agitada para os que dizem "cobrir política" na mídia oficiosa. Afinal de contas, o FUNDAP - mais uma dessas políticas "para salvar o espírito santo" que mal mal salvaram o bolso de uma meia dúzia de empresários paulistas - acabava de ser VETADO PELA DILMA!
Tudo bem que o projeto tenha discutido na câmara dos deputados. Tudo bem que tenha sido proposto por um  representante do PMDB do legislativo. Defendido pelo Aécio Neves. A conta é do PT, como a gazetinha fez questão de botar na sua capa.

Pois bem, apesar dessa cobertura também dar por si só outro post no blog, não vai ser disso que eu vou falar ainda não.

Eu vou falar de algo que pode até passar desapercebido, tendo em vista que a cobertura dos envolvimentos do governo federal com a Delta Construções, o "ataque" da Dilma ao Espírito Santo, tem ocupado muito mais espaço naqueles velhos jornais de sempre, com os quais agente cresceu aqui na terrinha.

E já que tenho esse espaço e posso escrever do que quiser sem ninguém telefonar pra cá e chefe vir puxar minha orelha igual criança, eu vou chamar sua atenção - capixaba que tá lendo isso - pra uma bola que eu tinha levantado há algum tempo aqui, nesse mesmo blog super antenado nas questões mais modernetes da politiqueta capixaba:


Como existe uma trama que envolve desde os royalties de petróleo à vinda de projetos multimilionários e poluidores cá pra terrinha. E como é que essa trama é tecida em meandros muito bem conhecidos da política capixaba, embora esses caminhos não costumem aparecer muito nas denúncias que estampam nossos jornais.

Falando assim parece até paranóia né?

Pronto, lá vai o ecochato, vão dizer... Mas não se trata de ser (só) ecochato não. Nem vou falar do contrasenso de enfiar uma indústria megapoluidora na terra onde você vai criar seus filhos não.

Eu vou falar CAPIXABA, de como o SEU DINHEIRO tá sendo usado pra AUMENTAR OS LUCROS DE Mister FULANINHO, um fdp qualquer que nunca vai por os pés no SEU ESTADO! E adivinha só, quem é que são os donos do bordel onde negociam a minha, a sua, a NOSSA SAÚDE:

Um prêmio para quem adivinhar!

Vamos ao que interessa...

A cidade de Aracruz, você sabe há quantas anda? Prefeito cassado, reempossado, vereadores presos...

Então, no RIMA do Estaleiro JURONG - aquele lá que foi aprovado contra a vontade dos técnicos do IEMA - o "Apoio político para a instalação do estaleiro" e a "transparência nas relações governamentais institucionais" aparecem como um dos fatores DETERMINANTES para a instalação do estaleiro na região.

Linhares, não tem? Pois bem, pegaram o ex-presidente da ALES com a boca na botija, desviando dinheiro público para a sua faculdade particular. Foi afastado. Depois reempossado como o prefeito de Aracruz. Esse judiciário capixaba...

Pior que certos juízes, só AGazeta mesmo, que ainda tem a cara de pau de entrevistar o pré-candidato à reeleição e sequer tocar no assunto. Dá pra ficar surpreso?

Pois bem, Aracruz, Linhares - que também vai ter sua cota de megaempreendimentos poluidores e multimilionários - estão dentre as cidades que mais receberam royalties do petróleo aqui no estado. Vou te dar um conselho, capixaba, vai no site do PNUD - baixa esse software aqui http://www.pnud.org.br/atlas/ - e depois analisa a evolução dos indicadores de desenvolvimento humano (IDH) desses municípios.

Eu não gosto de ficar dando informação assim de mão beijada não, porque já viu né? Tem nego que nem acredita. Pois bem, dá uma olhada lá e vê se não é de dar vergonha. Não é segredo pra ninguém que, caso não houvesse o Bolsa-Família - essa politica assistencialista que todo mundo critica, às vezes com razão às vezes não - geral ainda estaria na miséria. Políticas de transferência direta de renda são fonte importante da renda familiar nesses dois municípios.

E em um terceiro, que recebe ainda muito mais que eles em royalties de petróleo. Aqueles, que o governo do estado, a gazeta e a tribuna, pediram que você fosse defender ao som de gabriel o pensador, não tem capixaba? Então. O campeão de royalties no estado é um município chamado Presidente Kennedy. De onde veio o presente adiantado do ilustr(ad)íssimo ex governador Paulo Hartung.

O Pai do Terceiro Ciclo de Desenvolvimento Capixaba. rs

depois de ler isso aqui, acho que você pode concordar comigo que há a necessidade de outro nome para esse "período histórico"...

Pois bem, lá pra Presidente Kennedy (PK pra ficar mais rápido) tem mais um desses Grandes Projetos Industriais megamultimilionários para f*der com a sua terra e encher um empresário de lucros, em troca de empregos de peão para a galera: chama Ferrous.

A Ferrous é uma empresa mineira, que diz que vai construir uma siderúrgica (mais uma - criativos esses caras não? ) e um porto (mais um - e lá vamos nós!) lá em PK.

Pois bem, lá nesse município com o maior PIB e menor IDH do Espírito Santo, essa empresa aí precisava de espaço para se instalar. Foi lá e comprou. Pagou caro, coisas de centenas de milhões. Tudo bem. Caso as empresas envolvidas não fossem ligadas aos políticos da região. Não só ligadas através de esquemas excusos não.

Uma das empresas envolvidas no esquemão imobiliário era, de fato, propriedade de um vereador - e secretário de planejamento  da prefeitura de PK. E que comprava a preço de banana terrenos revendidos por aí, na casa do milhão, pra Ferrous.

E tem uma grande sacada além desse esquema de superfaturamento imobiliário (que me lembra inclusive um certo caso de um certo ex-governador...) que faz tudo valer a pena se a sua alma capixaba for pequena...

ISENÇÃO FISCAL.

Como assim isenção fiscal mano, do que é que você tá falando?

Tô falando do seguinte nego velho: a empresa que ia instalar uma siderúrgica em PK - pra ferrar com o pulmão da galera em troco de um emprego de peão e lucro no bolso de fulaninho(S) - não ia pagar imposto. Simples assim. Massa né?

Vai pedir redução de imposto lá no seu iptu, no seu imposto de renda, nas taxas que você paga no DETRAN capixaba, vai lá que você vai ver o que é que a autoridade responsável vai te dar. Uma baita de uma gargalhada na sua cara.

Pois bem, por aqui a gente parece ter criado o hábito de não cobrar de peixe graúdo. Por qual lógica eu não sei. Os caras vêm, lucram, poluem, exploram nosso trabalho e sequer pagam impostos. Tinha falado que isso aqui parecia um bordel? Bordel não, nos bordéis ainda se cobra dinheiro. Isso aqui tá pior do que a casa da mãe joana, com todo respeito às mães e às joanas. E aos bordéis!

Sente o drama:

"Além da Ferrous, são beneficiárias dos incentivos fiscais a Vale, Aracruz Celulose, Arcelor Mittal, Aracruz Celulose (atual Fibria) e até a Nestlé (Chocolates Garoto). Todas participantes ativas de financiamentos eleitorais através de seu cérebro político"

E quem é que decidiu essa baixaria? você pode perguntar. Quem é esse cérebro político, citado pelo Inquérito da Polícia Federal na página 144 devidamente assinada pelo Desembargador Responsável?

segundo o mesmo texto:

"José Teófilo de Oliveira - ex secretário de Estado da Fazenda (assim faz sentido né)  criou os instrumentos de incentivo fiscal do Governo do Estado que beneficiaram a Ferrous; ficou responsável pela questão tributária das transações, sua expertise. Encerrado seu governo foi ser sócio do ex-governador numa empresa de consultoria" pg 143

Pois bem galera, essa galerinha aí em cima decidiu que tava de boa as empresas virem aqui POLUIR O SEU QUINTAL sem pagar PORRA NIUMA.

Aí campanha pelos #royalties. Aí campanha pelo #fundap. Ricardo Ferraço todo emperequetado citando poeta russo. Neucimar Frog dando chilique sendo expulso do plenário da câmara dos deputados. Dilma Roussef - a grande culpada junto com o PT - com direito a charge do Amarildo (ah, sempre tão criativo) e tudo.

e ninguém até hoje teve a DECÊNCIA, a DIGNIDADE, a VERGONHA NA CARA de dizer:


 "1 bilhão pra ficar do lado errado
   das grades?"
EI, PERAÍ: E O 1 BILHÃO DE REAIS DE INCENTIVOS FISCAIS PARA AS GRANDES EMPRESAS?


peraí, 1 bilhão?



É MERMÃO 1 BILHÃO DE VERDINHAS!



Isso foi o que o Estado do Espírito Santo deixou de arrecadar dessas empresas que enfiam pó de minério  nossa goela abaixo, estragam a paisagem, ocupam as melhores terras para agricultura, deixam o serenata uma merda....

E os iluminados repórteres capixabas, esses tão bons profissionais, cheios da independência, imparcialidade, criatividade que abunda nas empresas privadas de comunicação do Estado, sequer sabiam. Não conseguiram fazer um gancho em nenhuma dessas matérias tipo "espírito santo naufraga" "de onde virá o dinheiro" "e agora quem poderá nos socorrer".

Sério que nem ocorreu a vocês, jornalistas que estão lendo isso, dizer "cobrem os impostos que vocês não estão cobrando, políticos!"?

Engraçado, sempre tão cheios de conselhos....

Tô pagando pra ver a capa da gazeta e da tribuna amanhã. Não só a capa, principalmente o conteúdo. O inquérito da Polícia Federal tá disponível - na íntegra - na internet. Eles vão ter que falar do assunto. Tão interessante quanto o que eles devem falar é o que eles NÃO devem falar, nessa véspera de aniversário de PH. Será que eles ousariam estragar a festa?

Acho difícil. Infelizmente, o consórcio dos outros 1% do Espírito Santo - aqueles que contam seus lucros na casa dos milhões, dos bilhões - é muito bem organizado. Essas empresas que recebem isenção fiscal, junto com essas empresas que vendem jornais, sob a batuta dessa "politicalha capixaba new generation" ou "os velhos jagunços com botox e armani", estão todas reunidas no Espírito Santo em Ação. Essa OMG (organização meio governamental) que já planejou o futuro econômico, ambiental e social do ES até 2025. Planejaram a sua vida, com o dinheiro dos seus impostos, na terra em que você vive, não tem?

Se eu te disser quem é o chefe do conselho do ESemAção você não acredita: O ex-secretário de Fazenda, cafetão de todos nós, vendedor do nosso futuro, abridor de pernas para multinacionais.

Tamo cagado.


Enfim...
Meus parabéns ao séculodiario, que já cobre e denuncia a história desde o ano passado. Meus pêsames pra você, que depende dAGazeta e dATribuna pra formar sua opinião. É com pesar que eu aposto que a cobertura desses jornais amanhã não deve trazer mais que um parágrafo sobre essa questão CRUCIAL para o nosso Estado que são as isenções fiscais.

Meus parabéns também ao desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que honra o cargo que exerce. Infelizmente a necessidade de parabenizar um magistrado pela simples realização do seu trabalho é uma prova de quão corrompido se encontra o judiciário capixaba. O que torna o cenário político do Estado uma  Terra fértil para Lobos em pele de Cordeiro. E perigoso para juízes dispostos a fazer cumprir a lei, como todos nós bem sabemos.

E lembrem-se: quem procurou leu primeiro aqui, no capixabafeelings. A matéria sobre presidente kennedy tá no ar desde 9 de novembro de 2011. Nem precisei ser muito criativo, tudo estava lá, no seculodiario. Eleições 2012? Acompanha por aqui. Vai ser muito mais divertido que o mais do mesmo da gazetinha. Afinal, nesse caso de presidente kennedy eles estão atrasados só 5 meses. rs

curtiu? passa pra frente. vamos romper o cerco da informação aqui no espírito santo.

terminar com um videozinho pra relaxar...

Pé do Lixo - Terra Prometida



"Mas os anos se passaram e nada mudou. Pra dizer a verdade, tudo piorou. Aquele homem bem vestido e sorridente, desapareceu... E ele sempre me falooou da Terra Prometida! E eu nunca tive nada, nada, nada, na Terra Prometida!"









Nenhum comentário: