sábado, 13 de agosto de 2011

O SURF CAPIXABA CORRE PERIGO!

Retirado de http://regenciasurf.com.br/noticia182.html



"A nutripetro está realizando estudos para a marcação da área onde será construído um grande complexo portuário.

visual de outro estaleiro da jurong
A área a ser demarcada deve atingir até a praia da curva, praia local e área de lazer da comunidade da Barra do Riacho.


Além de ser atingido o manguezal que serve de berço para a vida marinha e consequentemente sustento de muitas famílias que vivem da pesca. 

Na praia da curva funciona semanalmente há sete anos a Escolinha D´Barrels, que tira da zona de risco muitas crianças que sofrem com a falta de espaço específico e incentivo para a prática de esportes e àreas de lazer.
Local onde deve ser instalado o estaleiro.





A quadra de esportes da comunidade está sendo ocupada como alojamento de pessoas que não tem onde morar,* fazendo com que a praia se torne a única opção. 

Segundo informações, a Comunidade da Barra do Riacho passa por uma série de problemas sociais tais como drogas e prostituição, que vem aumentando cada vez mais com o crescimento rápido que tem acometido a região nos últimos anos. 

O desenvolvimento pode trazer vantagens e desvbantagens para os moradores locais, que devem ser muito bem discutidas pelos órghãos responsáveis, para que esse desenvolvimento não cause problemas irreversíveis e sem controle no futuro.

A nutripetro propôs uma reunião para ouvir sugestões que possam melhorar a atual situação da Comunidade e amenizar os impactos ambientais e sociais que serão causados com a construção do mega complexo portuário da Barra do Riacho. 

Devem participar da reunião os representantes da comunidade, Cristiano Alvarenga - Coordenador da Escolinha D´Barrels, representante da FESURF - Federação de Surf do ES Robson BArros, do site regênciasurf."

Por Aline Goulart


Lineup da Barra. Fotos de Cristiano Alvarenga



Pra não falar um monte: Ééééé meus brothers surfistas. Além (é até um trocadilho) da Barra do Riacho vários outros picos estão correndo perigo, com projetos de superporto pra Ponta da Fruta e a ampliação e Construção de novas plantas siderúrgicas em Anchieta. E aí, qual vai? Puxar o bico ou botar pra baixo?


*vídeo da ação policial que expulsou as famílias de uma área ocupada, que se desdobrou na improvisação da quadra como alojamento

Um comentário:

Artú disse...

A onda é da série meu brother, e o mar tá storm! É uma onda que não pode ser dropada sozinha, ação conjunta de nós surfistas, meu brother.

Cada vez mais o capital parece prevalecer sobre as as demandas sociais. Quando daremos um basta? Se poucas vezes conseguimos fazer valer nossos interesses diante do interesse estatal-empresarial, que seja essa uma das batalhas em que iremos prosperar.

A comunidade ganha, a natureza ganha, o surf ganha, as próximas gerações ganham. E o melhor, os latifundiários fabris não vão perder um centavo! Vamo combina que eles já tem muito né galera, chega de mais tantos milhões na conta dos caras.

Me lembro do Casaca, disseminando nossa cultura "moqueca de peixe no almoço, é pro dia começar, e a galera do surf mandou um recado mandou te chamar!"

Defendamos as coisas boas e simples da vida. Lutemos pelo nosso doce litoral, nosso litoralzinho querido.

Valeu a dica Joãozin!