quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cuidado com os Candidatos de Internet! ou coronelismo2.0

Então galera, quem participa de alguma rede social já tá sabendo: Tá liberada a propaganda eleitoral na internet. E já pululam os candidatos com perfis recém criados no facebook, twitter... Outros cujos perfis nem são tão recentes assim.

Mas há uma coisa em comum entre todos: a autopropaganda.

é tipo isso mesmo!
O curioso da auto-propaganda em redes sociais é que o cara tem que falar bem de si mesmo assim como tem que lidar com as críticas diretas que lhe são feitas. Montou o perfil, botou a cara na rede, tem que interagir...

Eu disse "tem que"? Bom, não necessariamente... Aí depende da assessoria de marketing do cara.

Porque, veja bem... ninguém confia em quem fala muito de si mesmo né?

Pra isso existem duas saídas: ou eu chamo alguém pra falar bem de mim mesmo, ou então eu faço aquela propaganda deslavada sem dizer que é propaganda. Do tipo: "Olha o que eu estou fazendo! Que bom é pra você né?"

Bom, quando já se é vereador, isso fica mais fácil. Tipo, o pessoal tá puto com alguma coisa. Você vai lá na prefeitura, cobra uma resposta e, com a prefeitura cumprindo o seu papel, tcham tcham tcham tcham: Mais uma conquista do super vereador!

Pois bem, isso aí é o cupim da democracia.

Porque é o cupim da democracia?

Porque faz o cidadão acreditar que o papel do vereador é esse aí mesmo, de ouvidoria da cidade. Não é.


Quem tem que cobrar a prefeitura é você cidadão. Porque é um direito seu. O vereador legisla - propõe, discute e fiscaliza o cumprimento das leis. Verador não asfalta rua, tampa buraco. Quem faz isso é o executivo, por obrigação! 


É essa cultura do vereador de bairro, deputado de cidade, que torna a produção legislativa tão medíocre acá en Brasilsito. 


É o coronelismo 2.0 - recorra à figura paternal que vai resolver os seus problemas, cidadão. Não perca seu precioso tempo se organizando... Terceirize a sua preocupação consigo mesmo!


É igualzinho o que o "gazeta comunidades" esse quadro horroroso da rede gaveta que leva urnas aos bairros, num único momento de festa durante toda a vida das pessoas que ali residem, prometendo a solução dos seus problemas. É só chamar o jornalista... Você sozinho, cidadão, não tem força para nada. É essa a mensagem implícita.

E o candidato da internet segue desligado de qualquer injunção social da realidade - do tipo minha base pensa assim, meus eleitores me elegeram para fazer isso, eu penso o seguinte - como uma folha seca ao sabor do vento.

Aonde ele soprar eu tô indo.

Que responsabilidade eu tenho com a Cidade, com todos os seus cidadãos que eu recebo para representar, não só pq votaram em mim? Zero.

Não preciso de coerência. Preciso de Visibilidade. Nesse sentido o compromisso com quem doa dinheiro pras campanhas - cada vez mais caras - é muito maior e faz muito mais sentido.

Tem um certo vereador da cidade de Vitória que deve tá até agora tentando explicar sua trajetória no último mandato dada a resolução final do seu partido. Foi atropelado pelo bonde da realidade, da qual seu mandato tentou fugir o tempo todo com o discurso fácil colado nA Gazeta. Quebrou a cara.

Tem ainda os candidatos de comunidade do facebook: tipo cria uma comunidade, entra em uma, e fica lá postando suas realizações. Aí vale até virar ciclista de última hora.

 Ou melhor ainda, bota seus brothers de moderadores pra fazer campanha pra si mesmo. Aí é mais fácil ainda: seus aliados moderadores controlam o que é dito, apagando os tópicos que os contrariam ou expulsando os membros que questionam suas posições. A "fala vitória 156" é uma dessas comunidades de pensamento (ou candidato) único.

Afinal de contas, democracia é bom quando nos favorece. É aí que entra a segunda parte da ação do candidato de internet: Se blindar das críticas.

Bom, tópicos que caem no senso comum são os preferidos. "Ah, corrupção bla bla bla". "Minha rua alagou bla bla bla"

- É verdade, muita corrupção, meu mandato vai fiscalizar, vai bla bla bla, conto com seu apoio.

- Sou vereador de primeiro mandato, é a primeira eleição que disputo, não estou sujo, bla bla bla. (o curioso é que o cara que afirma uma coisa dessas admite implicitamente que, caso fosse candidato à reeleição provavelmente já teria assim, digamos, uma casquinha de sujeira)

- Vou cobrar macrodrenagem limpeza de bueiros e pessoalmente o prefeito, para que pare de chover!

Candidato de internet costuma ter uma atuação parecida com lojinha virtual vagabunda: faz bastante propaganda e não responde (ou pior, apaga) as críticas que lhe são feitas. Afinal de contas polêmica = marketing negativo na cabeça dos publicitários que fazem a campanha.

É aí que chegamos ao cerne da questão. O papel publicitário que embrulha o político como um produto, não está nem aí para a Democracia. Aquela, com D maiúsculo. O publicitário quer só vender mais um produto.


E a internet é um espaço que sempre foi louvado como realmente democrático - onde a opinião dos indivíduos, os blogs, as redes sociais permitem que a opinião do cidadão comum valha tanto, ou seja tão visualizada quanto a de um ocupante de cargo público, das propagandas eleitorais na TV, dos editoriais políticos dos grandes jornais (que são todos comprados e ninguém duvida disso)


Só depende do interesse de quem clicou naquele link. Você mesmo tá lendo isso aqui por isso.

Essa eleição, na internet, vai ser um marco para a Democracia Brasileira. Afinal, ao contrário do que é conveniente para muita gente tudo que nela é dito fica ali guardado. E se for polêmico com certeza alguém já deu pelo menos um print.

E é por isso que eu fico com as candidaturas de programa. Aquelas que seguem um roteiro escrito e debatido com uma ampla base já há tempos. Sou da época em que política era discussão de programa, não de quem era mais sujo. E olha que nem sou tão velho assim. Não voto em político que fica mudando de partido, não voto em político que fica mudando de posição à mercê de quantos cargos indica ou recebe na prefeitura.

Mas democracia é isso aí - cada um é livre pra escolher onde depositar seu voto. até para escolher não depositar voto nenhum. Mas eu deixo o meu recado: Cuidado com o Candidato de Internet.

Ele está para você igualzinho aquela loja virtual que faz propaganda nas redes sociais. Pode ser que embolse a sua grana e não entregue o produto prometido...


esse aqui eu peço que quem curtiu compartilhe. pra criar o hábito de construção da democracia, mesmo nos espaços virtuais.

Um comentário:

Anônimo disse...

coloque, uma lista dos verdadeiros/bons candidatos aos cargos do municipio vitoria, que possam mudar/melhorar nossa capital.

abraços